A prática regular de exercícios físicos por si só, resulta em benefícios que se manifestam sob todo o organismo. Podemos citar a melhora da força e da flexibilidade, o controle de peso e a eliminação do sedentarismo.

No campo da saúde mental, a prática de exercícios estimula a regulação do sistema nervoso, desenvolve habilidades em se lidar com problemas e reduz o estresse. Também é um forte aliado no combate ao uso de drogas e no aumento da autoestima, uma vez que reduz a ansiedade e libera o estresse.

A prática regular do karatê também oferece diversos benefícios, segue aqui uma lista com 7 principais itens:

DEFESA PESSOAL

Não estamos tratando de treinar soldados para um combate, mas da capacidade do indivíduo poder reagir, ou melhor, saber como se portar diante uma situação de risco, principalmente para as mulheres. Somente elas podem descrever a sensação de incapacidade de estar expostas aos riscos e situações diárias que elas vivem. O Karatê desenvolve o poder físico e o controle mental, preparando o praticante a utilizar sua força de modo eficiente, podendo ser um diferencial em uma ocasião de perigo. Aquele que duvida disso, não pratica um kumite de verdade.

DESENVOLVE A AUTOESTIMA E AUTOCONFIANÇA

“ Treinaremos firmemente … para termos o espírito inabalável “. Não é são só palavras que repetimos em nossos treinos, isso significa muito mais. Na dedicação aos treinos, não só a parte física é colocada à prova, também desenvolvemos a força de vontade e a perseverança, descobrindo nossos talentos e potenciais. Cada etapa vencida é uma de conquista individual, onde karate trabalha o valor do esforço e da recompensa que vem dele: a satisfação consigo mesmo.

ESTIMULA, DEFINE O CORPO E AUMENTA A FLEXIBILIDADE

Resultado do esforço físico das atividades, o karate e uma ótima ferramenta de controle de peso e de definição do corpo. Os treinos de chutes e as bases fortalecem pernas e glúteos, os socos e defesas trabalham os braços, o trabalho de quadril faz com que o corpo fique “mais leve”, podemos citar vários outros exemplos. Todo o corpo é trabalhado nessa arte. Com o karatê você vai vencer aquelas gordurinhas indesejáveis que nunca somem nas academias !!!

DESENVOLVE O SISTEMA CARDIOVASCULAR 

Devido à prática de atividade de força e explosão, em conjunto com o treinamento físico complementar realizado nos treinos, o sistema cardiovascular é desenvolvido, aumentando o rendimento cardíaco, através das atividades aeróbicas. Mais um diferencial quando falamos de prevenção a doenças do coração.

DESENVOLVE OS TÍMIDOS E CONTROLA OS ANSIOSOS

Durante os treinos de Katas, onde praticamos o controle dos movimentos, do posicionamento do corpo, do “ timing” de cada golpe, da liberação do “ KIAI “ podemos ter grandes avanços para estes dois objetivos. Podemos também contar com o convívio entre os alunos e os momentos de reflexão para explorarmos o relacionamento interpessoal e o autocontrole.

AUMENTA A COORDENAÇÃO MOTORA 

Você perece que possui duas mãos esquerdas ??? Nós podemos resolver seu problema !!! A prática do Kihon trabalha os dois lados do corpo de forma equilibrada, desenvolvendo o controle motor, o raciocínio e os reflexos. Não sei se isso é papo de velho, mas quem não se lembra da clássica cena de Karatê Kid onde o Sr. Miyagi estava tentando pegar moscas com hashi sem sucesso, então seu aluno Daniel San consegue e deixa o Sr. Miyagi surpreso.

DESENVOLVE CONTROLE EMOCIONAL

Nos desafios diários em cada treino, na realização de um exame de graduação, na pressão de participar de um torneio, tudo isso são testes que exigem o máximo de cada praticante de karatê. A disciplina e a persistência doutrinam nosso corpo e nosso espírito para que tenhamos controle sobre nossas emoções e nossos pensamentos.

Karatê não são apenas chutes e socos, a verdadeira arte marcial nos apresenta ensinamentos que, se adotados em nosso dia-a-dia, pode nos tornar homens e mulheres melhores, proporcionando a uma vida melhor e mais justa.

OSU.

*Adaptado do site: healthfitnessrevolution

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *