O karatê pode ser complicado. Especialmente quando usamos termos japoneses.
Assim como a medicina tem o latim, e a matemática tem números, o karatê tem o japonês. Infelizmente, muitas pessoas estão confusas com as palavras japonesas no Karate…Mas se você não entender a terminologia do Karate, não poderá aprender ou ensinar de forma ideal.
É por isso que quero explicar 10 palavras em japonês que todos entendem mal no Karate.
Espero que isso ajude você a entender melhor o Karate.
Confira:
# 1: Uke
Significado incompreendido: “Bloquear”.
Significado real: “Receba”.
Explicação: A palavra “uke” vem da palavra japonesa “ukeru”, que significa “receber”. Mas por alguma razão, o mundo ocidental interpretou isso como “bloquear”.
Para mim, isso é o oposto de receber! Isso é prejudicial para o seu avanço no Karate e não reflete a intenção original dos movimentos defensivos do Karate.
Se você mudar sua mentalidade de “bloquear” para “receber”, toda a sua percepção de como aplicar o Karatê contra um oponente maior ou mais forte mudará. Agora você confia mais na técnica e menos na força bruta.
# 2: Ki
Significado incompreendido: “superpoder mágico”.
Significado real: “Energia”.
Explicação: O conceito de “ki” (soletrado “chi” ou “qi” em chinês) tem uma má reputação desde que os charlatões McDojo começaram a usá-lo como uma desculpa para fazer os alunos acreditarem que eles tinham habilidades marciais sobrenaturais – como o no-touch KO.
Mas isso não é nada novo. “Ki” – ou “energia” – é do que a vida é feita. Ela flui constantemente através de seu corpo, seu entorno, o vento, a água, a terra e o sol.
De acordo com as leis da física, você não pode criá-lo ou destruí-lo, apenas transferido para outros objetos ou convertê-lo em diferentes formas (energia cinética, energia potencial, energia térmica, energia elétrica etc.). Os humanos têm cultivado isso desde que estamos na Terra.
Eu acredito que “Ki” é uma coisa linda – especialmente quando você se manifesta usando a mecânica corporal do Karate.
Afinal, o Karate é tudo sobre gerenciamento eficiente de energia.
# 3: Sensei
Significado incompreendido: “Instrutor de Karate”.
Significado real: “Aquele que veio antes na vida.”
Explicação: A palavra “sensei” consiste em duas partes:
O primeiro é “sen”, que significa “antes”. O segundo é “sei”, que significa “vida”. Em outras palavras, um “sensei” é alguém que está à sua frente na jornada da vida. É por isso que um sensei não é apenas uma pessoa que instrui as técnicas do Karate.
Um sensei é seu mentor. Seu treinador de vida. Seu sensei pode ajudá-lo a preencher a lacuna entre a autoproteção e a auto perfeição.
Porque, em última análise, o Caminho do Karate é o Caminho da Vida. Seu sensei sabe disso, porque ele próprio andou o caminho e está pronto para guiá-lo na jornada.
A questão é: você está pronto para seguir?
# 4: Bunkai
Significado incompreendido: “Aplicação prática de kata”.
Significado real: “Para quebrar.”
Explicação: Muitas pessoas do Karate, inclusive eu, gostam de usar técnicas de kata para autodefesa.
Nós geralmente chamamos esse aspecto de treinamento de karatê “bunkai”. Mas, na realidade, “bunkai” significa “quebrar” – não “aplicação prática de kata”. “Bunkai” é na verdade apenas o primeiro passo da aplicação do kata para defesa pessoal prática.
Depois de “quebrar” o kata, você precisa analisar as peças e colocá-las de volta no contexto certo. Para a maioria das pessoas, parece que a palavra “bunkai” representa todo esse processo.
É por isso que uso a palavra “bunkai” assim mesmo, mesmo sabendo que é incorreto. Afinal, o propósito da terminologia é comunicar – não provar um ponto.
No entanto, no Japão ou em Okinawa, raramente se usa a palavra “bunkai” se quiser saber a aplicação de uma sequência de kata. Habitualmente se usa a palavra “imi” (lit. o “significado” de um movimento).
# 5: Dojo
Significado incompreendido: “Academia de Karate”.
Significado real: “O lugar do caminho”.
Explicação: Muitos instrutores ensinam Karate em academias, estúdios de dança, centros comunitários ou outros locais não dedicados exclusivamente ao Karate. Mas… não importa onde você ensine / aprenda Karate, esse lugar é o seu “dojo”. (Isso vale para todas as artes marciais tradicionais japonesas.)
E a palavra “dojo” é mais profunda do que a maioria das pessoas pensam:
“Do” significa “Caminho”
“Jo” significa “Lugar”.
O “dojo” é um lugar onde você é guiado no Caminho, por alguém que tenha “vindo antes” (= “sensei”), usando o Karate como ferramenta para transmitir o conhecimento necessário para desencadear o progresso pessoal.
Não apenas uma “academia de Karate”.
# 6: Geri
Significado incompreendido: “Chute”.
Significado real: “Diarreia”
Explicação: Provavelmente vocês engasgaram com seu café quando leram isso …
Mas é verdade! O japonês é uma linguagem engraçada …
Se você quiser dizer “chute”, é pronunciado “keri”.
Mas se você colocar outra palavra na frente dela, (como “mawashi”, “mae”, “yoko” etc.) ela mudará para “-geri”
Veja:
“Keri” = “Chute”
“Mawashi-geri” = “Chute Circular”
“Mae-geri” = “Chute Frontal”
“Yoko-geri” = “Chute Lateral”
“Geri” = “Diarreia”
É claro que isso não é um problema quando você escreve em japonês, porque está escrito com um ideograma sino-japonês diferente (conhecido como “kanji”). Mas se você não escreve japonês, deve aprender a diferença entre “keri” e “geri”.
Caso contrário, você pode acabar na NAML>. ; -)
# 7: Kiai
Significado incompreendido: “Grito de batalha”.
Significado real: “Energia unificada”.
Explicação: Às vezes parece que as pessoas gritam “kiai” para gritar. Mas “kiai” não é sobre gritar. Não se trata de exercitar suas cordas vocais.
“Ki” significa literalmente “energia” (como discutimos no item 2).”Ai” literalmente significa “unificar”.
Isso ajuda a explicar qual é o propósito do kiai:
Unificando a energia total de sua mente, corpo e técnica (“shin-gi-tai”), em um momento de fração de segundo de intensa culminação. Para algumas pessoas, o kiai é apenas um “grito de batalha”. E tudo bem. Eu sinceramente acho que as pessoas precisam gritar mais em sua vida diária.
Mas para mim, “kiai” é uma expressão essencial da sua unificação dentro do seu Eu.
Mostre-me o seu “kiai”…
… E eu vou te dizer quem você é.
# 8: Rei
Significado incompreendido: “Curvar-se”.
Significado real: “Respeito”.
Explicação: O Karatê contém muita etiqueta e cultura japonesas. Uma das coisas mais importantes é a reverência – comumente conhecido como “rei”.
A palavra “rei” vem da palavra japonesa “reigi”, que significa “respeito, cortesia, boas maneiras”.
Mas a reverência parece ter perdido muito da intenção respeitosa atualmente, especialmente quando você olha para pessoas que competem no kumite. Parece mais um aceno de cabeça desleixado.
Eu acredito que “rei” é parte integrante da etiqueta do dojo. É uma manifestação física de sua gratidão por aqueles que o ajudaram no Caminho. É por isso que nos curvamos ao dojo em si, assim como às pessoas que estão nele.
(Muitas vezes dizemos “onegaishimasu” também.)
Sem respeito, você não pode progredir no Karate. Karate começa e termina com a reverência.
# 9: Kumite
Significado incompreendido: “Combate / Luta”.
Significado real: “Mãos emaranhadas”.
Explicação: O conceito moderno de “kumite” perdeu muito de sua essência. Quando você olha para a maneira como praticamos “kumite” hoje, parece um jogo de pega-pega.
Distante, irregular e desconectado.
Mas a intenção original do intercâmbio combativo de duas pessoas no Karate foi muito diferente.
Você vê, a palavra “kumite” na verdade significa “entrelaçada” ou “entrelaçada” (“kumi”) + “mãos” (“te”). Não “lutando”, “esquivando” ou “pulando tentando marcar pontos”.
O conceito de enredar / entrelaçar braços com o seu oponente parece que você está a uma distância muito mais próxima, não é?
Curiosamente, se você observar o modo como os velhos mestres ensinavam o Karate, a distância era muito próxima. A combinação de agarrar seu oponente ao mesmo tempo em que oferece golpes, chutes, socos, joelhos, cotovelos, bloqueios de articulações e quedas foi simplesmente muito mais prática do que nossa interpretação moderna de “kumite”.
Claro, tudo isso mudou quando o Karate foi modernizado e começamos a competir. O que costumava ser uma ótima técnica de luta agora pode desqualificá-lo.
# 10: Osu / Oss
Sentidos incompreendidos: “oi”, “olá”, “adeus”, “ok”, “obrigado”, “desculpe-me”, “ei aí”, “venha aqui”, “vá lá”, “o que está acontecendo”, “ olhe para mim ”, “ faça assim ”, “ desse jeito ”, “ entendeu? ”, “ eu entendo ”e“ treine mais ”.
Significado real: “Uma expressão cultural japonesa áspera e masculina que muitos ocidentais abusam”.
Explicação: Antes de tudo, você deve saber que “Osu / Oss” é um assunto muito delicado.
Em segundo lugar, a ortografia correta é “Osu”. Mas desde que o “u” é silencioso, algumas pessoas pensam que é soletrado “Oss”.
Terceiro, não importa como você queira soletrar, você deve entender que “Oss / Osu” expressa uma forte assertividade, masculinidade e espírito “vamos chutar a bunda” em japonês. Não é uma palavra que você deve usar de maneira descuidada.
Por exemplo, você nunca deve dizer isso a uma pessoa japonesa, a menos que seja mais jovem do que você, menor ou queira que você diga. E se você é uma mulher, não diga nada. A sociedade japonesa é hierárquica e rigorosa com a devida etiqueta quando se trata de linguagem.
Para o registro, nunca ninguém diz “Osu / Oss” em Okinawa. Nunca.)
Dito isso, essa expressão parece ter se tornado viral no mundo ocidental das artes marciais – incluindo comunidades de Jiu-Jitsu (Brazilian Jiu-Jitsu) e MMA (Mixed Martial Arts).
Para um tradicionalista, é bizarro ouvir “Osu / Oss” sendo usado por todos. Especialmente quando eles não sabem o verdadeiro significado disso.
Mas, ao mesmo tempo, entendo a necessidade de ter uma palavra para todos os fins, como para camaradagem e pertencimento coletivo!
A primeira teoria da criação desta palavra vem dos praticantes do Kyokushin Karate.
No Kyokushin, a sabedoria comum de que o termo “Osu! ” Deriva de uma frase mais longa conhecida como “Osu no Seishin”. Neste caso particular, “Osu! ” É uma combinação de dois kanji diferentes (caracteres sino-japoneses), nomeadamente o verbo ‘osu’ que significa “empurrar” e ‘shinobu’ que significa “suportar / sofrer” ou “ esconder”.
Juntos, esses dois kanjis formam uma nova palavra composta, que pode simbolizar muitas coisas, dependendo de quem a interpreta: “espírito de combate”, “a importância do esforço”, “a necessidade de superar todos os obstáculos, colocando-os de lado”, “Avançar com uma atitude positiva constante”, “não mostrar sofrimento” e “o espírito de perseverança” são alguns dos significados comumente citados desta versão “Osu! ”.
Em outras palavras, como o Karatê Kyokushin requer quantidades extremas de condicionamento físico e coragem – essa teoria diz que você está lembrando verbalmente a si mesmo de violar sua zona de conforto colocando seus limites físicos / mentais à prova toda vez que disser “Osu! ”.
Apenas certifique-se de saber quando e por que usá-lo.
______
É isso aí!
Esse foi o top 10 palavras japonesas todo mundo entende mal no Karate.
Mas aqui ainda temos um bônus…
# 11: Kime
Significado incompreendido: “Força/Foco”.
Significado real: “Decidir”.
Kime vem da palavra “kimeru”, que significa “decidir” em japonês.
No Karate, o termo tem duas aplicações; um oriental e um ocidental.
O oriental é uma decisão extrema ou concentração de energia. A ocidental é uma contração neuromuscular isométrica curta e baseia-se na ciência da biomecânica.
Isso significa que você deve rapidamente tensionar seus músculos (estalo) no momento do impacto, mas não tanto que seus músculos estejam tremendo.
Sua capacidade de coordenar seus músculos e relaxar rapidamente antes e depois de uma técnica afeta diretamente seu kime.
É isso aí. Nenhum truque de mágica ou sons estranhos com a sua boca.
Boa comunicação é a base do aprendizado e do ensino.
Preste mais atenção às palavras que você usa no Karate. Algumas palavras podem percorrer um longo caminho …
OSU!; -)
Traduzido de: http://www.karatebyjesse.com/10-important-karate-words-japanese/ escrito por Jesse Enkamp
seo продвижение гугл