O Kanku, simbolo do Kyokushin, possui diversas interpretações. Apesar de ser um simples e pequeno símbolo, ele representa uma profunda filosofia e os principais fundamentos da arte de Mas Oyama.

A palavra “Kanku”, em tradução livre, significa ” Contemplar o céu”.

O círculo central representa o sol, como uma fonte vital de energia. As pontas do diamante (Superior e Inferior) representam as vitórias e derrotas, as pontas laterais representam os punhos e a força adquirida durante os treinamentos, já o círculo exterior simboliza o progresso contínuo e sem fim.

Existe também uma outra interpretação: ele simboliza o hieróglifo para “Pessoa”. O diamante dentro de um círculo seriam dois kanjis “HITO” espelhados.

Apesar do reflexo lembrar uma disputa entre dois lutadores, isso não deve ser entendido como uma batalha onde se revela o mais forte e sim simbolizando duas pessoas se ajudando, com o esforço mútuo para o fortalecimento de cada um.

Na ligação direta com o kata Kanku Dai, o círculo central é o espaço vazio entra as mãos, o diamante é semelhante à forma representada pelos dedos e o círculo exterior é desenhado com o movimento dos braços.

“O verdadeiro poder nasce da união entre o corpo e a mente. Somente isso pode guiar o guerreiro para a maestria suprema. E este é o único caminho. ”

Adaptado de http://www.musashi.nl

Oss!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *