Erramos ao afirmar que o combate (Kumite) é a parte mais importante de um treino, não podemos negligenciar a prática do Kata (s), pois sem ele não podemos alcançar um avanço verdadeiro.
O Kata é um Kihon encadeado em várias direções com vários graus de dificuldades dos movimentos. É no Kata que o praticante deve colocar toda a sua força e energias ligadas à vontade. Seu fundamento é de enfrentarmos entre 08 a 10 adversários imaginários, enquanto desenvolvemos o domínio do corpo, da técnica, da coordenação motora, da postura, do olhar, da respiração e do espírito.
Mas Oyama compara o karatê como uma língua – o kihon (fundamentos) pode ser pensado como as letras do alfabeto, o kata (formas) será o equivalente de palavras e frases, e o kumite (luta) será análogo ao de conversas. “
Ele acreditava que era melhor para dominar apenas um Kata do que apenas “meio aprender” muitos.
Assim, não é preciso se dedicar a todos os Kata (s) do estilo, pois assim não haverá e um conhecimento profundo do que se está fazendo. É melhor treinar 3 ou 4 Kata (s), os quais se compreenda as técnicas e cada um dos seus movimentos e ter os demais Kata (s) apenas como referência.
Se seus métodos de treino são incorretos, não faz diferença nenhuma a quantidade de combates que participe ou quantas pedras ou madeiras possa partir, os maus hábitos sempre levarão ao fracasso.
Quando observamos a execução de um Kata, pode-se avaliar o nível de aprendizagem atingido pelo aluno. Se realmente compreendeu e domina as técnicas do Kata, o seu rosto terá expressão viva, pois sabe realmente o que está fazendo. Caso contrário, se executa os movimentos sem entendê-los, a sua expressão será vazia, sem vida.
Origens dos Katas Kyokushin:
Os Katas do Kyokushin são frequentemente classificados como “Kata do Norte” ou “Kata do Sul”, com base em sua origem e desenvolvimento. São semelhantes aos praticados no Shotokan, uma vez que foram desenvolvidos por Mas Oyama sob treinamento de Gichin Funakoshi.
Os Kata do Norte incluem:
Taikyoku Sono Ichi, Ni e San
Pinan Sono Ichi, Ni, San, Yon e Go
Yantsu
Tsuki no Kata
Kanku
Sushiho
Os Kata do Sul foram desenvolvidos a partir do estudo de Mas Oyama no estilo de karate de Okinawa Goju Ryu, que por sua vez foram derivados do Sul do kempo chinês.
Os Kata Sul incluem:
Sanchin no Kata
Gekisai Dai e Sho
Tensho
Saiha
Seienchin
Garyu
Seipai
Em breve iremos falar um pouco de cada um destes Katas.
Osu!
- Texto adaptado, referências: